NOTÍCIAS

Veja dez propostas de aula para educação infantil

Veja dez propostas de aula para educação infantil

Confira uma seleção de planos de aulas que envolvem brincadeiras, leitura, dança e muito mais.

Início de ano letivo é o momento para repensar o planejamento escolar, buscar novas atividades e formas diferentes de trabalhar a educação das crianças durante a Educação Infantil.

Para ajudar na preparação de aulas voltadas aos pequenos, confira a seguir algumas ideias e sugestões.

Uso racional de água: Zelar pelos recursos naturais deve ser um hábito praticado desde cedo e as novas gerações precisam entender essa questão. Com algumas atividades, é possível colaborar para que os pequenos entendam como a água é escassa no planeta e como o uso irresponsável dela pode prejudicar toda a vida no planeta. Por exemplo, uma atividade simples da rotina das crianças como escovar o dente pode ser usada para mostrar que a torneira só deve ser aberta quando necessária. Prática com foco na pré-escola e início do ensino fundamental.

Identidade e autonomia: Para criar interações em que as crianças percebam a si mesmas e aos colegas, conhecendo as diferenças e sabendo que faz parte do grupo pode ser trabalhado com materiais básicos e fotos do dia a dia escolar. O plano é dividido em três etapas: “eu, eu e eu”, “eu, tu, eles” e “nós e todo mundo”. Indicado para creche e pré-escola.

Conversa para desenvolver a linguagem: Pensar, falar, ouvir, interpretar, responder. Diálogos envolvem uma série de processos na mente, o que é particularmente saudável para o desenvolvimento de uma criança. Formas rodas de conversas na sala de aula ajuda os pequenos a desenvolverem sua capacidade articular pensamentos, ampliar o vocabulário, falar em público e respeitar a ideias dos colegas.

Aprender com o próprio nome: O nome dos alunos abre um imenso campo de trabalho na escola. O processo de alfabetização pode ser iniciado pela lista da chamada, mostrar como a escrita ajuda a resolver problemas práticos e ampliar o repertório de letras conhecidas.

Os livros e o prazer em ouvir história: A interação com os livros pode ser incentivada ainda quando as crianças são muito pequenas, elas podem adquirir o hábito de ouvir histórias e ter contato com textos de qualidade, assim enriquecem a imaginação e os momentos em grupo.

Circuito no pátio da escola: Os pequenos gostam de brincar imaginando que estão em outros lugares vivenciando grande aventuras. Circuitos permitem despertar essa criatividade e muito mais. É possível construir um caminho com base em um desenho, desenvolver relações espaciais, interpretar informações, representar graficamente o ambiente e progredir no uso de vocabulário específico.

Brincar na frente do espelho: O espelho pode ser usado para a criança entender a si mesma. O educador pode aproveitar para propor atividades que diversifiquem esse contato, com a turma fantasiada, de cara pintada, fazendo caretas ou experimentando expressões faciais. O plano de aula, indicado principalmente crianças dos anos iniciais, inclui até sugestão de músicas para esses momentos.

Utilizando a dança como instrumento de aprendizagem: Mais que uma brincadeira para a hora da música, ajuda a criança a conhecer seu corpo e a se expressar por meio de seus movimentos, ótima ideia para aulas de educação física ou momentos de descontração guiados pelo educador.

Uso do calendário: O calendário é algo tão corriqueiro na vida das pessoas que as crianças, muitas vezes, têm contato com ele em casa, vendo os pais planejando a semana ou marcando compromissos na agenda, mas não aprendem como funcionam. Com os alunos dos anos iniciais, o calendário pode ser usado para introduzir várias formas de uso dos números.

Cantigas e brincadeiras de roda: Crianças gostam de testar seus sentidos. Tudo é uma novidade e exerce fascínio: o gosto, a textura, o cheiro, a imagem e o som que cada coisa tem ou faz. Cantigas são fundamentais para estimular a audição, não apenas pelo ritmo delas, mas também pela interação entre a fala e os sons do ambiente.

Fonte:
novaescola.org.br/conteudo/4725/os-dez-melhores-planos-de-aula-para-educacao-infantil