NOTÍCIAS

Perguntas e respostas sobre a Base Nacional Comum Curricular

Perguntas e respostas sobre a Base Nacional Comum Curricular

Tire suas dúvidas sobre o documento que define os objetivos da educação nas escolas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que mais recebeu sugestões e contribuições da sociedade durante sua realização. As sufestões vieram de professores, estudantes, pais, organizações da sociedade civil, pesquisadores e escolas públicas e privadas. Basicamente, o documento consta diretrizes para a educação do Brasil.

Confira abaixo as respostas para as dúvidas mais comuns acerca da BNCC:

Para que serve a base?

A Base Nacional Comum está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014. O documento define os objetivos da aprendizagem que as escolas devem considerar ao elaborar o plano pedagógico e o programa de aulas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A Base Comum vai ser igual para todo o Brasil, mas há espaços para escolas e redes acrescentarem particularidas de suas regiões, isso envolve conteúdos de geografria, cultura local e também o perfil dos estudantes de cada região.

Por que essa base não existia antes?

Os projetos pedagógicos das escolas eram definidos de acordo com os Parâmetros Nacionais Curriculares. A diferença é que a Base tem objetivos mais concretos e consegue orientar melhor os planos de alta e o projeto pedagógico.

O que muda na prática?

A aplicação da BNCC fica por conta das escolas, portanto irá acontecer de maneiras variadas. Acreditasse que ela ainda deve levar alguns anos para ter um impacto na educação brasileira.

A Base é suficiente para a melhoria da Educação?

Não, mas o documento pode ser o ponta pé inicial para a criação outras políticas públicas ligadas à educação, como a formação de professores, condições de trabalho e infraestrutura. A partir da definição dos objetivos, fica mais fácil buscar o necessário para cumprir esses objetivos.

Fontes:
www.g1.globo.com/educacao/noticia/2015/12/veja-perguntas-e-respostas-sobre-base-nacional-comum-curricular.html
www.escola.org.br/politicas-publicas/base-nacional-comum-curricular-curriculo-ppp-mec-812097.shtml