NOTÍCIAS

NAME fica em primeiro lugar no IDEB 2015

NAME fica em primeiro lugar no IDEB 2015

Pela quinta vez consecutiva, o Name alcançou excelentes resultados no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente os resultados do IDEB 2015, principal indicador da qualidade da educação no Brasil. Os municípios que adotaram o NAME, Solução Integrada para a Educação Pública, conquistaram grandes resultados. Os dados só reafirmam o propósito do NAME de transformar vidas por meio de um ensino acessível e de qualidade.

O IDEB é medido a cada 2 anos utilizando uma escala de 0 a 10. A meta do Brasil consiste em alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Os dados são apurados pelo desempenho da SAEB/Prova Brasil. Participam alunos do 5º e 9 ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

A melhoria na educação pública é essencial para que a sociedade cresça de forma sustentável. O ensino é capaz de melhorar a produtividade e a capacidade de criação das pessoas, facilitando inovações tecnológicas e a aplicação de novas ideias. Por isso, o NAME tem como um dos seus principais objetivos permitir que crianças e adolescentes tenham uma educação acessível e ao mesmo tempo de qualidade.

O NAME oferece soluções pedagógicas, consultoria e formação de professores; projetos voltados a boas práticas de educação; material didático de alto nível; Prova Brasil Premiada para preparar as escolas para a Prova Brasil; programa de avaliação entre outros serviços que tem mostrado repercussão positiva nos municípios parceiros.

Nos anos iniciais os municípios do NAME melhoraram em 6% o seu índice em relação a 2013 e 73% dos parceiros cresceram no IDEB. As cidades que utilizam a Solução Educacional desde o 1º ano superaram a média da rede privada com uma taxa de aprovação de 99%. As notas média em Matemática melhoraram 4% e em português 7%. Todos esses parceiros, sem exceção, alcançaram sua meta e superaram o IDEB 6, meta que era para ser cumprida até 2021. Três dos municípios estão no Top 10 nacional dos anos iniciais, quatro municípios estão no top 10 do estado de Minas Gerais e 5 municípios estão no Top 10 do estado de São Paulo.

Nos anos finais, os municípios parceiros melhoraram em 9% o seu índice nos anos finais em relação a 2013 e 86% cresceram no IDEB. A distância com a rede privada em 2015 foi reduzida em relação a 2013, ficando 20% abaixo em 2015 (contra 24% em 2013). Os municípios que fazem uso do material NAME desde o 6º ano melhoraram em 9% o índice em relação a 2013, superando a média municipal Brasil em 32% e atingiram o IDEB Médio 5,4. Com uma taxa de aprovação de 94% melhoraram suas notas média em Matemática de 5% e em Português de 6%.O município de Nova Ponte é primeiro lugar no ranking nacional, e mais 3 estão no Top 10. Três cidades estão no ranking de Minas Gerais e quatro municípios estão no ranking do estado de São Paulo.

A primeira colocação foi da cidade de Nova Ponte, município localizado na região do Triângulo Mineiro (MG), eleito pela segunda vez o melhor desempenho do Brasil nos anos finais do Ensino Fundamental, com média superior a 7. O município pode se orgulhar do resultado principalmente pelo trabalho em conjunto que foi realizado pela rede municipal de ensino. Segundo a secretária municipal de educação, Maria Regina Pereira, os bons resultados foram e são conquistados quando há união e entrega: “Contamos com a dedicação dos educadores, a determinação e vontade da equipe pedagógica, do Estado, dos secretários e dos pais, que devem se envolver nas tarefas de seus filhos que, por sua vez, precisam entender a importância da sala de aula”.

Lagoa da Prata, mais um município parceiro do NAME alcançou a 5ª melhor nota de Minas Gerais e a 10ª do país. A nota de 7.5 nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve às melhores práticas no dia a dia da sala de aula. “Fizemos algumas parcerias para a melhor gestão e condução de processos no município. O resultado foi o avanço em todas as áreas nos últimos anos. Conseguimos trabalhar melhor o conteúdo pedagógico, didático e prático, de acordo com as necessidades dos alunos, além de melhorarmos a capacitação dos professores e de todos envolvidos”, diz Paulene Márcia Andrade, secretaria de educação municipal.

O crescimento ao longo dos anos e os excelentes resultados em 2015 são de grande importância, pois apontam o avanço na educação que o NAME tem conseguido proporcionar. Todos os materiais, projetos pedagógicos e apoio possuem o propósito de elevar o ensino público no país. Acompanhar o crescimento e a concretização dessa missão faz valer a pena todo o trabalho e parceria desenvolvido com os municípios brasileiros.