NOTÍCIAS

Leitura na infância: como fazer as crianças lerem mais

Leitura na infância: como fazer as crianças lerem mais

A leitura deve ser incentivada desde cedo. Veja como fazer os pequenos se interessarem mais pelos livros.

A criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for no acompanhamento de pais e professores, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Inclusive, a leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. Essa aproximação facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte na escola são os livros didáticos. Além de tudo, estimula grandemente a imaginação dos pequenos.

Para que a família e os educadores consigam incentivar os alunos a se aproximarem mais da leitura, a principal dica é: Leia com eles. Vendo o exemplo e tendo companhia, a criança tende a fazer igual e também se envolver mais na história. Converse com eles depois da história, faça perguntas e traga o que foi aprendido para a vida real. Isso vai mostrar como o livro pode se estender para além de suas páginas.

O exemplo é muito importante no processo. As crianças tendem a reproduzir o comportamento dos pais. Não adianta falar para os pequenos que ler é bom, mas nunca mostrar que você próprio faz isso. Tão importante quanto ler para eles, ler perto deles também é.

Faça dos livros um ótimo presente. Por mais que as crianças adorem ganhar brinquedos – e muitas vezes esses são os únicos presentes possíveis para elas – mostre que os livros podem ser tão divertidos quanto. Os pequenos precisam aprender a assimilar livros com algo bom e saber que proporcionam momentos incríveis.

Faça das livrarias, bibliotecas, espaços para leitura infantil, bienais e feiras locais de passeio. É essencial que os alunos conheçam esses lugares e estejam habituados. Mostrar que livros estão ligados a festas e diversão é um bom caminho!

Fontes:
noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2016/12/12/1147350/leitura-infancia-fazer-criancas-lerem.html