NOTÍCIAS

Entenda como os pais influenciam o desempenho dos alunos

Entenda como os pais influenciam o desempenho dos alunos

Pais que se envolvem na educação dos filhos tendem a melhorar o desempenho deles.

Quando há interesse e envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, o desempenho das crianças tende a aumentar consideravelmente. Não se trata apenas da cobrança de bons resultados, mas um acompanhamento ao longo de todo processo. Além de ser uma necessidade, é com certeza uma demonstração de amor. Uma família atenta ajuda os filhos nos momentos de dificuldade e os motivam sempre a melhorar, pois faz com que eles se sintam mais confiáveis a enfrentar os desafios.

Hoje em dia, mesmo com uma rotina cheia de compromissos, os pais devem reservar um momento para se dedicar aos aprendizados dos pequenos. São atitudes simples - como conversar com os filhos e acompanhar o dever de casa - podem influenciar significativamente a vida escolar de meninos e meninas. Outro fator que conta muito é conhecer os professores, a escola, os amigos e os métodos de ensino que estão sendo aplicados. A escola e a família devem ser aliadas, pois são duas instituições muito importantes no desenvolvimento mental, psicomotor, social e afetivo do ser humano. Educação não é uma tarefa isolada que compete apenas para a equipe pedagógica, sem a ajuda da família não é possível que o trabalho seja completo.

Uma das atitudes mais importantes é conversar, demonstrar interesse perguntando o que aprendeu nas aulas, se está com dificuldade em alguma matéria, quem são e como estão os colegas, etc.

As cobranças são importantes, mas não devem ser a única preocupação dos pais. É essencial colaborar para que o filho seja pontual e não permitir faltas desnecessárias, ensinar a respeitar os colegas, professores e funcionários, conferir a agenda e verificar se as lições estão em dia. Aliás, tarefa para casa precisa ser acompanhada, ter um espaço tranquilo para realizar, combinar um horário para os estudos, oferecer ajuda, estimular a pesquisar e a descobrir as respostas por conta própria.

A responsabilidade do incentivo à leitura também é da família. Os pais podem procurar presentear livros, estimular a criança a frequentar bibliotecas, fazer da leitura um momento de prazer e proporcionar atividades que envolvam os livros. Também procure valorizar a escrita com a criança, brinque de palavras cruzadas, forca, stop, etc., peça ajuda para escrever a lista de compras ou anotações em álbuns de fotografias e incentive-o a não mudar as grafias das palavras ao usar o computador.


Fontes:
www.revistaeducacao.com.br/pais-influenciam-mais-o-desempenho-dos-alunos-do-que-infraestrutura-da-escola

www.atosfatoseartefatos.wordpress.com/reportagens-2/familias-presentes-na-vida-escolar-dos-filhos-garantem-melhor-aprendizado