NOTÍCIAS

Da sala de aula para o manguezal

Da sala de aula para o manguezal

Os alunos de uma escola em Joinville – SC resolveram dar mais atenção para o lugar ao lado da instituição, um espaço que sofria maus tratos dos moradores, que era comumente usado para descarte de lixo. Os alunos mal sabiam que aquele lugar se tratava de um manguezal.

Uma professora teve a iniciativa de apresentar o ambiente para as crianças, proporcionando uma experiência nova fora da sala de aula. Primeiramente, pediu que os pequenos escrevessem a ideia que eles tinham do que era um manguezal, a educadora então concluiu eles nunca tiveram contato com este ecossistema e percebeu a oportunidade de unir a teoria da sala de aula a uma aula prática.

Quando os alunos chegaram no espaço, puderam observar, tocar, ouvir e sentir tudo o que aquele ecossistema possui. Depois da exploração, concluíram que toda a natureza precisa de cuidado.

Experiências fora da sala de aula são imprescindíveis para a aprendizagem e é na prática que os pequenos fixam o que aprendem na sala de aula, além de desenvolvem habilidades e passarem a ter uma maior percepção de mundo.