NOTÍCIAS

Censo Escolar da Educação Básica está coletando informações do rendimento dos alunos

Censo Escolar da Educação Básica está coletando informações do rendimento dos alunos

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu a segunda etapa do Censo Escolar 2016. O módulo “Situação Aluno” ficará aberto até 17 de março, coletando dados sobre rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) dos estudantes. Diferentemente da primeira etapa, a “Matrícula Inicial”, o módulo Situação do Aluno só pode ser feito após o término do ano letivo, motivo pelo qual é realizado no início do ano seguinte.

O Censo Escolar é a principal fonte de informações da educação básica. É coordenado pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, e realizado com ajuda das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrangendo diferentes etapas do ensino: Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio), educação especial (modalidade substitutiva), educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

As informações devem ser fornecidas por diretores e dirigentes de estabelecimentos públicos e privados de educação básica, e das secretarias estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as escolas. Os dados são preenchidos no sistema Educacenso e são fundamentais para a implementação de políticas públicas e conhecimento da realidade escolar brasileira. Para responder acesse o site: censobasico.inep.gov.br/censobasico.

Realizado anualmente, o principal intuito do Censo Escolar é para que educadores possam entender como está a educação atual do país, seja nas unidades federativas, nas escolas, nos municípios e no Distrito Federal.

Os resultados preliminares dessa etapa serão divulgados a partir do dia 3 de abril. Então as escolas terão o prazo de 15 dias para conferência e correções, se necessárias. Passado o prazo de retificação, as informações não podem ser alteradas. Para acessar os dados do Censo Escolar acesse do Inep (portal.inep.gov.br/inep-data). Para visualizar os dados preliminares e finais do Censo Escolar, divulgados no Diários Oficial da União (DOU), assim como os Resumos Técnicos, acesse o menu Resultados e Resumos (portal.inep.gov.br/resultados-e-resumos).
 

Fontes:

portal.inep.gov.br/censo-escolarinep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/censo-escolar-da-educacao-basica-2016-comeca-a-coletar-informacoes-sobre-rendimento-e-movimento-do-aluno/21206