NOTÍCIAS

Brasileiros disputam Olimpíada de Matemática em Hong Kong

Brasileiros disputam Olimpíada de Matemática em Hong Kong

Seis alunos brasileiros vão representar o país na 57ª Olimpíada Internacional de Matemática. Competição reúne alunos de 100 países.

A 57ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2016) aconteceu entre os dias 6 a 16 de julho, em Hong Kong. A delegação formada por seis alunos passou por um treinamento intenso para representar o Brasil.

Os alunos foram escolhidos a partir de um rigoroso processo de seleção que considerou os resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2015 e em quatro provas realizadas este ano.

Os concorrentes são de três estados: De São Paulo são Andrey Jhen Shan Chen, Pedro Henrique Sacramento de Oliveira e Gabriel Toneatti; do Ceará são Daniel Lima Braga e George Lucas Diniz Alencar; e de Minas Gerais o aluno João Cesar Campos Vargas.

Os alunos concorreram com participantes de outros 100 países. As provas da IMO 2016 aconteceram exatamente nos dias 11 e 12 de julho, em cada dia os candidatos tiveram quatro horas e meia para resolver três questões, sendo seis questões ao todo, cada uma valendo sete pontos.

Em 2017, a IMO será, pela primeira vez, no Brasil. É importante que as escolas da rede pública incentivem seus alunos a participarem de projetos e competições semelhantes a essa.

Os alunos da rede pública são donos de um grande potencial, só é preciso incentivá-los a explorar a capacidade que possuem. Inclusive, temos um projeto que está próximo de acontecer, trata-se da Prova Brasil Premiada que mede de maneira rigorosa o desempenho dos alunos e ajuda o município a se preparar para a Prova Brasil. Para mais informações clique aqui.

Fonte: g1.globo.com/educacao/noticia/brasileiros-vao-disputar-olimpiada-de-matematica-em-hong-kong.ghtml