NOTÍCIAS

A ludopedagogia nas escolas brasileiras

A ludopedagogia nas escolas brasileiras

Saiba o que é ludopedagogia e como esse conceito pode influenciar a educação.

A ludopedagogia é um segmento da pedagogia dedicado a estudar a influência do elemento lúdico dentro da educação. Se trata de uma forma de introduzir a criança no mundo por meios da própria linguagem do universo infantil. É uma maneira quase inconsciente de aprender, de forma prazerosa e eficaz. 

Uma coisa que pais e professores precisam entender é que a educação não precisa nem deve ser separada da diversão, principalmente quando se trata de crianças, pois a brincadeira é importante para o seu desenvolvimento. A ludopedagogia não é a aplicação de atividades no formato puro e simples, elas precisam ensinar algo e servir a propósitos pedagógicos. 

Uma pergunta recorrente questiona a possibilidade de implantar essas práticas nas escolas brasileiras e garantir uma boa aceitação. A resposta é sim, é possível! Muitas escolas, sejam públicas ou privadas, já utilizam atividades lúdicas até mesmo sem saber. As próprias diretrizes educacionais usadas no país estimulam o uso do lúdico dentro da sala de aula. 

Para começar, é importante que professores tenham em mente os objetivos e os fins da brincadeira a ser desenvolvida. Deve-se analisar sua utilização lúdica, cognitiva e sociocultural. Observar o comportamento dos alunos para então diagnosticar, avaliar e elaborar estratégias de ensino. 

Os benefícios do lúdico para o desenvolvimento infantil afetam positivamente o físico, intelectual e social das crianças. 

Benefício físico: o lúdico satisfaz as necessidades de crescimento e de competitividade da criança. Os jogos lúdicos devem ser a base fundamental dos exercícios físicos impostos às crianças pelo menos durante o período escolar. 

Benefício intelectual: o brinquedo contribui para desinibir, produzindo uma excitação mental e altamente fortificante. 

Benefício social: a criança, através do lúdico representa situações que simbolizam uma realidade que ainda não pode alcançar; através de jogos se explica o real. A ludopedagogia é uma ótima forma de ensinar e aprender brincando, diferente das aulas tradicionais que não atingem mais os alunos nos dias de hoje. Dessa maneira, é possível oferecer ao aluno uma proximidade da realidade na qual está inserida, assim como realizado em experiências escolares que receberam premiações do Ministério da Educação, com o Prêmio Professor do Brasil, demonstram o aumento na frequência escolar, a diminuição da violência dentro da escola, socialização e integração de todos os alunos no grupo, a autoestima elevada e o respeito com as diferenças, transformando o aluno, o professor, a escola, a família e a sociedade. 

Fonte:

meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/ludopedagogia.htmplaytable.com.br/blog/o-que-e-ludopedagogia-e-como-ela-se-aplica-as-escolas-brasileiras