“Tabuadão”

“Tabuadão”

O município de Monte Mor (SP) desenvolveu o projeto “Tabuadão”, que será realizado no 2º e 4º bimestres de 2017 para os alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 

Sabemos que o aprendizado da tabuada, no ensino básico, é uma das maiores dificuldades que os alunos encontram no processo da aprendizagem. O grande número de alunos que cometem erros de cálculos durante a resolução de atividades preocupa os docentes, na maioria dos casos, causa certa aversão aos jovens pela matéria.

Nesse sentido, o município de Monte Mor (SP) desenvolveu o projeto “Tabuadão”, que será realizado no 2º e 4º bimestres de 2017 para os alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade irá estimular o uso do raciocínio rápido, a compreensão do processo da tabuada, bem como a memorização, preparando os estudantes para a competição.

Em sala de aula o professor distribuirá um quadro da multiplicação para que os alunos completem em tempo determinado. Sendo que para a realização da atividade as turmas terão um tempo máximo de 15 minutos.

Em outro momento, o professor aplicador e o coordenador farão dois dias de “Tabuadão”, sendo que no primeiro dia, em um tempo determinado cada aluno irá responder a tabuada do 2 ao 5 e nos outros dias as tabuadas do 6 ao 9. O professor também usará em sala de aula os dominós de tabuada de multiplicação e divisão, explicando aos alunos a regra e objetivo do jogo.

Em cada sala serão escolhidos os três primeiros lugares (aqueles com maior número de acertos). O primeiro lugar de cada sala disputará a final com os demais, em um evento de “interclasses” denominado: “Gincana do Saber”. A premiação será por meio de: certificados, medalhas e troféus de classificação.

Objetivos do projeto

Estimular os alunos a compreender e a memorizar a tabuada de forma lúdica e prazerosa.
Estudar a história de Pitágoras, filósofo e matemático grego.
Conhecer a tabuada de Pitágoras.
Estudar as tabuadas de multiplicação do 1 ao 10.
Resolver exercícios envolvendo as tabuadas estudadas em sala.