À frente da educação

À frente da educação

A cidade mineira de Nova Ponte emplaca uma parceria de sucesso entre Família e Escola, impactando mais de 2,5 mil alunos.

A Secretaria Municipal de Educação juntamente com todas as equipes das sete escolas municipais inovaram ao inserir as famílias dos alunos nos projetos da escola, aumentando o engajamento deles nas atividades escolares.

O Projeto “Família e Escola”foi criado para que o professor tivesse uma capacidade maior de entender o que está por trás das atitudes de cada aluno. “É fácil cobrar o mesmo desempenho de todos se o professor não conhece a realidade de cada aluno. Depois que ele vivencia o ambiente que o aluno está inserido, o professor tem uma capacidade maior de entender o que tem por trás de cada atitude e, consequentemente, cada desempenho”, explica Maria Regina, secretária de educação de Nova Ponte.

Os professores visitaram as famílias de 530 alunos para conhecer a realidade de cada um e compreender o ambiente familiar como extensão da qualidade do aprendizado. Baseando-se em um questionário que avalia o engajamento dos pais no dia a dia do filho na escola, os professores construíram um relatório de cada família que aponta as preocupações mais frequentes relacionadas à educação, as expectativas sobre o futuro e as informações que podem impactar o desempenho dos filhos em sala de aula.

“A professora que visitou minha casa perguntou sobre a qualidade do ensino, se a gente ajuda na lição de casa, se a minha filha tem horário pra fazer a lição, se tem alguma dificuldade, o que eu acho da educação da escola e como está o desenvolvimento dela no dia a dia”, conta Laura de Paula, mãe da Gabriela de Paula, de 12 anos.

A iniciativa conquistou o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, organizado pela Associação dos Municípios Mineiros com a chancela da União Brasileira de Qualidade. E ganhou apoio do NAME, que participa desses encontros com a comunidade local, realizando palestras sobre temas que envolvem a educação brasileira e orientando pais e professores sobre a seriedade da relação entre família e escola para prover boa educação.